Acesso à informação

Monitoramento da Mata Atlântica

A Mata Atlântica

Cerca de 70% da população brasileira está concentrada em área de Mata Atlântica, possui variação de mais de 23º em latitude e abrange 15 estados brasileiros das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
Por causa da diversidade do regime pluviométrico, temperatura, topografia e solos, dentre outros aspectos, esse bioma caracteriza-se pela variedade de fitofisionomias e pela complexidade de aspectos bióticos.
Trata-se do bioma brasileiro com menor porcentagem de cobertura vegetal natural. Apesar disso, a Mata Atlântica ainda possui uma importante parcela da diversidade biológica do país, com várias espécies endêmicas e os seus recursos hídricos abastecem população que ultrapassa 120 milhões de brasileiros.
Seus remanescentes regulam o fluxo dos mananciais hídricos, asseguram a fertilidade do solo, controlam o clima e protegem escarpas e encostas das serras.
Em termos geológicos, destacam-se as rochas pré-cambrianas e as rochas sedimentares da Bacia do Paraná.
A paisagem é dominada por grandes cadeias de montanhas, além de platôs, vales e planícies de toda a faixa continental atlântica do leste brasileiro.
O referido bioma é composto principalmente por florestas ombrófilas densa, aberta e mista e florestas estacionais semideciduais e deciduais. A Floresta Ombrófila Densa apresenta a maior distribuição latitudinal dentro do bioma.

Figura Mata Atlantica

Ela encontra-se presente em toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Os poucos remanescentes da Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária) concentram-se na serra do Mar, serra da Mantiqueira e Planalto Meridional. A Floresta Ombrófila Aberta é a segunda fisionomia vegetal mais devastada, restando pouco mais de 9% da área original.

Mapa Mata Atlantica

Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, a Mata Atlântica protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principais metrópoles do país e centenas de cidades; controla o clima local, garante a fertilidade do solo e a extraordinária beleza de suas paisagens.
Sua área original, antes grandiosa, encontra-se restrita a alguns remanescentes já bastante fragmentados, vestígios do ecossistema original que, embora aparentemente protegidos pela topografia acidentada da serra do Mar, continuam sendo destruídos para reflorestamento de espécies exóticas e extraçao de sua flora original.

Resultados

Neste Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite o Bioma Mata Atlântica foi monitorado com imagens de satélites para a identificação de áreas antrópicas entre os anos de 2002 a 2008.
Deste modo, com a quantificação do desmatamento em áreas nativas pode-se embasar ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais e ainda dotar o governo federal de capacidade para o monitoramento da cobertura florestal da Mata Atlântica, permitindo uma maior eficiência das políticas públicas voltadas à conservação e uso sustentável do bioma.

Apresenta-se abaixo síntese da estimativa de vegetação suprimida na Mata Atlântica até o ano de 2002 e entre os anos de 2002 e 2008, tendo como referência a área total do bioma de 1.103.961 km².

classe até 2002 (%) até 2008 (%)
Áreas desmatadas 75,62 75,88
Vegetação remanescente 22,54 22,25
Corpos d'água 1,84 1,87

Verificou-se uma supressão de 2.742 km² entre os anos de 2002 e 2008 (0,25% do bioma), ou seja, uma taxa anual média de supressão de 457 km² (0,04%) nesse período.

Apresenta-se abaixo percentual de desflorestamento na Mata Atlântica no período de de 2002 e 2008, distribuído pelos estados brasileiros.

UF % do bioma desmatado entre 2002 e 2008
MG 0,38 %
PR 0,28 %
BA 0,39 %
SC 0,35 %
RS 0,16 %
SP 0,05 %
ES 0,16 %
MS 0,12 %
SE 0,50 %
RJ 0,10 %
GO 0,23 %
PE 0,10 %
PB 0,17 %
RN 0,18 %
AL 0,03 %

- Mais informações podem ser extraídas por meio de "download" dos dados abaixo.