Acesso à informação

Monitoramento do Pantanal

O Pantanal

O Pantanal é uma planície de inundação periódica reconhecida nacional e internacionalmente pela exuberância de sua biodiversidade como uma das áreas úmidas de maior importância do globo.
É declarado Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), está presente em dois estados, Mato Grosso (40,3%km²) e Mato Grosso do Sul (59,7%Km²), ocupa uma área de aproximadamente 151.313 km², cerca de 2% da área brasileira.

Figura Pantanal

O desmatamento desenfreado, no Brasil, não se limita somente à Floresta Amazônica. Ele atravessa fronteiras e também afeta outros biomas importantes, como o Cerrado e o Pantanal.

Mapa Pantanal

É imprescindível que a antropização aconteça de forma planejada e sustentável, para que os efeitos negativos desta exploração sejam minimizados, visando sempre a conservação e preservação dos recursos naturais e dando à natureza tempo para se recompor. É de extrema importância a conservação da vegetação terrestre e aquática natural do Pantanal como estratégia básica para se manter uma diversidade biológica expressiva.

Resultados

Neste Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite o Bioma Pantanal foi monitorado com imagens de satélites para a identificação de áreas antrópicas entre os anos de 2002 a 2008.
Deste modo, com a quantificação do desmatamento em áreas nativas pode-se embasar ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais bioma. Podendo dotar o governo federal de capacidade para o monitoramento da cobertura florestal do Pantanal, permitindo uma maior eficiência das políticas públicas voltadas à conservação e uso sustentável do bioma.

classe até 2002 (%) até 2008 (%)
Áreas desmatadas 12,35 15,18
Vegetação remanescente 86,05 83,14
Corpos d'água 1,59 1,68

Os resultados desse projeto fortalecerão a proteção dos biomas brasileiros, aprimorando a ação do estado no monitoramento da cobertura vegetal com vistas a quantificar mudanças e permitir que os resultados sejam utilizados para ações de controle do desmatamento.

- As informações acima tem como base a área do bioma calculada pelo CSR/Ibama em 151.113 km² e do desmatamento entre 2002 e 2008 (4.279 km²).
- Mais informações podem ser extraídas por meio de "download" dos dados abaixo.

.